Avaliação estrutural

AVALIAÇÃO

ESTRUTURAL

Ver soluções

Avaliação de estruturas

 A Avaliação Estrutural tem por principal objetivo determinar a capacidade de carga das estruturas, atribuindo um nível de segurança às mesmas. Com base no levantamento do estado de conservação atual da estrutura e na solicitação de cargas, esta avaliação estrutural é efetuada através da aplicação dos mesmos métodos de cálculo de projeto, em função da regulamentação existente. 

Este estudo pode ser necessário devido a várias razões, tais como, erros de projeto/construção, alterações das condições de serviço, deterioração do material, danos acidentais, intervenções de reparação/reforço ou até mesmo porque faz parte da estratégia de conservação de um determinado sistema de gestão de estruturas. 

Em função do seu objetivo, a avaliação estrutural pode ser realizada com vários níveis de complexidade e pormenorização, desde a aplicação de métodos conservadores de análise, utilizando fatores parciais de projeto, até análises refinadas de fiabilidade, com modelação probabilística de variáveis, definidas em equações de cargas e propriedades de resistência dos materiais estruturais

SOLUÇÕES DE AVALIAÇÃO ESTRUTURAL


Conheça as nossas soluções e técnicas de avaliação estrutural

Controlo da qualidade


Os requisitos de segurança e serviço das construções, e das suas instalações, devem ser sempre assegurados, independentemente do tipo de obra em questão (nova construção ou intervenção de reabilitação). O cumprimento destes requisitos é efetuado através de diferentes tipos de Controlo da Qualidade nas diversas fases de obra: controlo da receção em obra, controlo da execução da obra e controlo da obra concluída.

O controlo da receção em obra deve fiscalizar as condições de fornecimento, receção, controlo, conservação, armazenamento, manuseamento e utilização de todos os materiais aplicados em obra, em função da regulamentação aplicável e especificações do caderno de encargos. O controlo de receção deve incluir ensaios de verificação sobre amostras dos materiais fornecidos, devendo ainda ser disponibilizada documentação atestando a qualidade dos materiais e equipamentos utilizados em obra.


O controlo da execução da obra decorre na fase seguinte após o controlo de qualidade dos materiais. Este procedimento corresponde à fiscalização do cumprimento das especificações sobre a execução dos trabalhos. Devem ser estabelecidas ações de fiscalização sobre as várias fases de execução descritas no caderno de encargos, incluindo os ensaios de verificação necessários.



Após finalização da obra, deve ser realizado o controlo da obra concluída, através de verificações e ensaios finais, em conformidade com a regulamentação aplicável e especificações do caderno de encargos. Este controlo final pretende assegurar a entrega da obra, ao dono de obra, nas condições especificadas no caderno de encargos.




Share by: